Skip to main content

Na terça-feira passada, 27 de setembro, a Associação Caatinga foi convidada pela Organização das Nações Unidas para debater o processo de elaboração do novo Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que vai estabelecer as orientações para a atuação de todas as entidades que compõem o Sistema ONU no Brasil, de 2023 a 2027.

No decorrer dos últimos meses, a ONU tem realizado consultas públicas com representantes de setores estratégicos para nortear a atuação da entidade internacional no Brasil durante os próximos cinco anos.

O que é o Marco?

O Marco de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável é o plano de ação conjunto das agências, fundos, programas e entidades do Sistema ONU para cada país. Ele é elaborado a partir do diagnóstico apresentado na Análise Conjunta de País e aponta as áreas estratégicas de atuação das Nações Unidas em nível nacional e esforços a serem realizados para articular uma visão coerente e integrada na promoção do desenvolvimento do país.

Para ver o plano de ação para os anos de 2012 a 2016, acesse o documento em português clicando aqui. Para ver o relato da atuação  no mesmo período, acesse o documento, também em português, clicando aqui. Ele demonstra as principais ações e áreas de atuação do Sistema ONU no Brasil durante este período de cinco anos.

Para ver o plano de ação para os anos de 2017 a 2021, acesse o documento em português clicando aqui.