Skip to main content

Associação Caatinga promove educação ambiental à distância para crianças e jovens de Crateús 

A Associação Caatinga, Organização da Sociedade Civil (OSC) cearense, iniciou hoje, 23 de setembro, uma série de atividades virtuais de educação ambiental para crianças e jovens de Crateús (CE). O projeto, intitulado como Clubinho Caatingueiro, pretende alcançar 200 jovens de 6 a 17 anos de idade de escolas públicas da região.

O Clubinho Caatingueiro terá duração de três meses e será realizado a partir de encontros virtuais e semanais com as crianças e os adolescentes da cidade. Durante a execução do projeto, a equipe de educação ambiental da Associação Caatinga também vai distribuir 200 kits com itens escolares (lápis, caneta, folhas, tintas e etc) para os alunos inscritos. 

O projeto surgiu a partir de uma ideia de Aidee Araújo, estudante de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e estagiária da Associação Caatinga. Aidee explica que: “a ideia da criação do Clubinho da Caatingueiro surgiu a partir da necessidade de práticas em educação ambiental, voltadas ao público infantil”.

Aidee também afirma que a educação ambiental “deve envolver todas as faixas etárias, e a infância é uma etapa da vida de descobrimentos, experiências e pouca resistência à aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, o Clubinho Caatingueiro, busca oportunizar, mesmo que de forma remota, uma aproximação das crianças à natureza”.

Para abranger crianças e adolescentes de forma efetiva, o Clubinho Caatingueiro conta com duas perspectivas de ensino: uma concepção mais infantil e lúdica para abranger os estudantes mais novos e um plano de aula mais complexo voltado para pré-adolescentes e adolescentes.

O projeto é realizado pela Associação Caatinga em parceria com a Prefeitura de Crateús e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Crateús.

Outras fases do projeto e planos futuros

Esta não é a primeira vez que a Associação Caatinga realiza o Clubinho Caatingueiro. Em  julho de 2021, a OSC realizou a outra edição do projeto. A metodologia foi semelhante: aulas virtuais e gratuitas. Porém, ao contrário da edição atual, a anterior contou com a participação de 200 crianças e jovens de todo o Brasil. 

Aidee Araújo explica que seu objetivo inicial foi criar um projeto que pudesse ser constante durante as ações da Associação Caatinga. “Algo para ficar”, como ela ressalta. “Quando eu pensei em um projeto de estágio para entrar na Associação Caatinga, eu queria muito fazer algo significativo, algo que pudesse ser perpetuado para além da minha presença e, felizmente, o Clubinho Caatingueiro foi um sucesso tão grande que já estamos pensando em mais edições do projeto”, comemora a estudante.