Skip to main content

A Associação Caatinga promoveu mais uma edição do “Clubinho Catingueiro”, projeto de educação ambiental virtual desenvolvido para crianças e jovens. Nos meses de setembro, outubro e novembro, a equipe de educação ambiental da entidade realizou 24 aulas e oficinas com 70 crianças e jovens de quatro escolas públicas do município de Crateús, no Ceará. O encerramento aconteceu no último dia 7, com a participação dos pais e professores das escolas.

A ação foi realizada pela Associação Caatinga em parceria com a Prefeitura de Crateús e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Crateús. Além das aulas, o projeto distribuiu 150 kits com itens escolares (lápis, caneta, folhas e tintas) para os alunos participantes. O projeto busca incentivar, mesmo que de forma remota, a aproximação dos jovens de Crateús com a Caatinga e o semiárido, promovendo uma maior conscientização para os cuidados com o bioma. 

“Dentro da proposta, os participantes foram divididos  em grupos, o ‘Clubinho Kids’ e o ‘Clubinho Jovens’. Em um formato totalmente remoto,  os encontros aconteceram duas vezes na semana, semanalmente. Também contemplamos os estudantes com um kit educativo, para que seja uma ferramenta de apoio e estímulo para a continuação das atividades”, explica Andreza Melo, técnica em Educação Ambiental da Associação Caatinga.

As escolas participantes foram: Escola de Cidadania José de Araújo Vera, Escola de Cidadania Amadeu Catunda,  Escola de Cidadania Antonio Anísio da Frota e Escola de Cidadania Padre Bonfim.

Sobre o projeto Clubinho Caatingueiro 

O projeto Clubinho Catingueiro é uma iniciativa que promove atividades online e gratuitas de educação ambiental para crianças entre 06 e 17 anos. A ideia é apresentar novas perspectivas acerca das temáticas ambientais, além de sensibilizar por meio de brincadeiras e rodas de conversa.

Sobre a Associação Caatinga

A Associação Caatinga (AC) foi fundada no Ceará em 1998 com o apoio do Fundo Samuel Johnson para a Conservação da Caatinga, tendo a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua há 23 anos na conservação e valorização da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada e que concentra a maior biodiversidade entre as regiões semiáridas do planeta.