Associação Caatinga realiza oficina de educação ambiental no interior do Estado

 

Entre os dias 30 de julho a 02 de agosto a equipe de educação ambiental da Associação Caatinga percorreu os municípios de Sobral, Massapê e Cariré realizando oficinas de educação ambiental para artesãs e trabalhadores rurais que trabalham com a palha da carnaúba. As atividades fazem parte de um projeto em parceria com a Ypióca, empresa do grupo Diageo. O projeto visa fortalecer práticas sustentáveis no manuseio da palmeira carnaúba e os subprodutos oriundos dessa espécie.

O trabalho de trançar a palha da carnaúba para a confecção das “camisas” que “vestem” as garrafas de aguardente da Ypióca é uma atividade econômica e cultural que há anos vem ajudando moradores dessas regiões. Em Cariré e Massapê, nas comunidades de Muquém de São Pedro e Ipanguaçu Mirim, respectivamente, foram realizadas oficinas de difusão de boas práticas na cadeia produtiva da carnaúba.

As oficinas foram realizadas também em sindicatos de produtores rurais e em associações comunitárias, o que resultou em uma heterogeneidade do público. Na ocasião, o representante do INSS, Ruiter Jonathan Lima, da seção de Reconhecimento de Direitos, esclareceu as principais dúvidas dos participantes em relação à aposentadoria por idade rural e seguridade especial. Temas como saúde e segurança do trabalho também foram abordados, assim como rastreabilidade e formalização das relações de trabalho.

Ainda sobre a parceria Associação Caatinga e Ypióca/Diageo, em breve professores e alunos da região serão contemplados com as oficinas de educação ambiental contextualizada no ambiente semiárido.

Sobre a DIAGEO

A Diageo é líder global em bebidas alcoólicas com uma excelente coleção de marcas entre destilado e cerveja – um negócio construído com base nos princípios e fundações dos gigantes da indústria.