Associação Caatinga retira mais de 100 kg de lixo de unidade de conservação cearense
destaque-associação-caatinga

Associação Caatinga retira mais de 100 kg de lixo de unidade de conservação cearense

Na manhã da sexta-feira passada, 16, a equipe da Associação Caatinga realizou uma ação de limpeza na Fazenda Raposa, unidade de conservação (UC) de 136 hectares de extensão localizada em Maracanaú (CE). Ao total, mais de 100 quilos de material foram recolhidos da área. Colaboradores da Durametal, empresa do ramo de peças automobilísticas engajada com a proteção ambiental da Fazenda Raposa, também participaram da atividade.

A ação fez parte da comemoração do World Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), uma iniciativa global em prol da preservação de praças, ruas, parques, unidades de conservação, praias e etc. Anualmente, quase 200 países e milhões de pessoas participam desta comemoração.

Fazenda Raposa

Desde março de 2022, a Associação Caatinga executa um projeto de recuperação ambiental na Fazenda Raposa. O objetivo é intensificar as ações de conservação e restauração florestal na região e possibilitar o apoio na proteção das áreas verdes do entorno da UC. 

O projeto segue em atividade e, até o momento, 12.500 mudas nativas da Caatinga foram plantadas na área, um viveiro de produção de mudas foi construído, brigadistas contra incêndios florestais foram capacitados e a própria Fazenda Raposa passou por um processo de limpeza e retirada de entulho.

O projeto é realizado pela Associação Caatinga, com o patrocínio da The Coca-Cola Foundation e com apoio da Solar Coca-Cola, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Governo do Estado de Ceará (por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), da Prefeitura de Maracanaú, da Universidade Federal do Ceará, da CoBAP e da Durametal.