A Associação Caatinga (AC) tomou posse, nessa quarta-feira, 17, do conselho gestor do Parque Estadual do Cânion do Rio Potí, unidade de conservação de 24.772 hectares localizada no município de Buriti dos Montes (PI). Dentro do conselho, a instituição será representada por Gilson Miranda, coordenador de conservação da AC, e Olavo Vieira, analista ambiental da AC.
A Associação Caatinga passa a integrar o conselho com o objetivo de incentivar a conservação da área protegida. “Vamos utilizar nossa experiência em gestão de unidades de conservação para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a proteção do parque, pois acreditamos que essa área é extremamente importante para a biodiversidade da região e da Caatinga”, afirma Gilson Miranda.
O Parque Estadual do Cânion do Rio Poti foi criado em outubro de 2017 e o estudo técnico que norteou a formação da região protegida foi coordenado pela Associação Caatinga. A área apresenta rica biodiversidade e é lar de inúmeras espécies nativas da Caatinga, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como é o caso do tatu-bola (Tolypeutes tricinctus).