Entre os dias 9 e 12 de setembro a equipe de Educação Ambiental da Associação Caatinga esteve nos municípios de Morrinhos, no Ceará e Esperantina, no Piauí, para a captação de imagens e depoimentos para a produção de vídeos didáticos sobre boas práticas na cadeia produtiva da carnaúba (Copernicia prunifera).

O objetivo dos vídeos é retratar o conteúdo do material “Cadeia Produtiva da Carnaúba – Manual de Boas Práticas ” com uma linguagem simples e acessível aos vários atores da cadeia. O desenvolvimento do manual foi apoiado pela Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A implementação foi feita no âmbito do Projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão). O Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU, sigla em alemão) apoia esta iniciativa com base numa decisão adotada pelo Bundestag.

O material, assim como os vídeos, indicará métodos de organização, planejamento, arranjos produtivos, medidas de segurança, técnicas e tecnologias capazes de agregar valor à cadeia produtiva da espécie, melhorando a produtividade e atendendo demandas do mercado em harmonia com a exploração sustentável da Carnaúba.

Produtores rurais que trabalham nos carnaubais dos municípios visitados assim como suas equipes de trabalho foram entrevistados, além da captação imagens dos processos que se dão para extração do pó da carnaúba e produção da cera.