Em live no Youtube, Associação Caatinga lança Guia de Aves da Reserva Natural Serra das Almas
Em live no Youtube, Associação Caatinga lança Guia de Aves da Reserva Natural Serra das Almas

Para celebrar o 21º aniversário da Reserva Natural Serra das Almas, maior unidade de conservação privada do Ceará, a Associação Caatinga realizará no próximo dia 8 de setembro, às 16h30, uma live com o lançamento do primeiro “Guia de Aves da Reserva Natural Serra das Almas”. O projeto busca produzir e difundir conhecimento sobre as espécies da região, incluindo aves ameaçadas de extinção. O evento online será gratuito e transmitido no canal do Youtube da associação. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição. 

Mediado pelo coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela, o encontro virtual contará com a participação dos biólogos Fábio Nunes e Weber Girão, que irão abordar a produção e elaboração do guia. Já o ex-coordenador da associação, Rodrigo Castro, e o agrônomo Antônio Emanuel Barreto, falarão sobre a história da Reserva Natural Serra das Almas e a importância do guia para a preservação da unidade de conservação e das aves da região. 

O guia consiste em um estudo realizado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús (CE). A partir do trabalho de campo realizado em outubro de 2020, o número de espécies de aves da RNSA passou de 221 para 230.“Conseguimos encontrar espécies raras e também aves que estão ameaçadas de extinção. Foram três dias e meio de trabalho em campo e meses de catalogação e diagramação. Espero que todos gostem do resultado deste trabalho, e conheçam mais sobre as riquezas que podemos encontrar na reserva”, explica Samuel Portela.

A produção do Guia de Aves da RNSA faz parte do projeto “RPPN: Conservação Voluntária Gerando Serviços Ambientais (Fase 2)”, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Termo de Parceria nº 01/2020 – SEMA/Associação Caatinga, que tem como finalidade o apoio financeiro para a realização de ações de implementação do plano de manejo da reserva. Além da produção do guia, a Associação Caatinga integra o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga). 

Durante o lançamento, será sorteado para os participantes um exemplar do guia. As inscrições para o evento acontecem por meio do link: forms.gle/tDT4XdjHyJ16MDzSA.  A live será transmitida pelo canal do Youtube: www.youtube.com/c/acaatinga

Conheça a reserva

A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga, por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as 40 comunidades rurais do seu entorno. São 6.285 hectares de área protegida que resguardam três nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.

Sobre a Associação Caatinga 

A Associação Caatinga (AC) foi fundada no Ceará em 1998 com o apoio do Fundo Samuel Johnson para a Conservação da Caatinga, tendo a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua há 22 anos na conservação e valorização da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada e que concentra a maior biodiversidade entre as regiões semiáridas do planeta.

Live – Lançamento do Guia de Aves da Reserva Natural Serra das Almas

Data: 8 de setembro

Hora: a partir das 16h30

Transmissão: https://youtu.be/YlfwBg_gWcI

Mais informações sobre a Associação Caatinga: www.acaatinga.org.br.