Skip to main content

Para celebrar o 21º aniversário da Reserva Natural Serra das Almas, maior unidade de conservação privada do Ceará, a Associação Caatinga realizará no próximo dia 8 de setembro, às 16h30, uma live com o lançamento do primeiro “Guia de Aves da Reserva Natural Serra das Almas”. O projeto busca produzir e difundir conhecimento sobre as espécies da região, incluindo aves ameaçadas de extinção. O evento online será gratuito e transmitido no canal do Youtube da associação. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição. 

Mediado pelo coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela, o encontro virtual contará com a participação dos biólogos Fábio Nunes e Weber Girão, que irão abordar a produção e elaboração do guia. Já o ex-coordenador da associação, Rodrigo Castro, e o agrônomo Antônio Emanuel Barreto, falarão sobre a história da Reserva Natural Serra das Almas e a importância do guia para a preservação da unidade de conservação e das aves da região. 

O guia consiste em um estudo realizado na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús (CE). A partir do trabalho de campo realizado em outubro de 2020, o número de espécies de aves da RNSA passou de 221 para 230.“Conseguimos encontrar espécies raras e também aves que estão ameaçadas de extinção. Foram três dias e meio de trabalho em campo e meses de catalogação e diagramação. Espero que todos gostem do resultado deste trabalho, e conheçam mais sobre as riquezas que podemos encontrar na reserva”, explica Samuel Portela.

A produção do Guia de Aves da RNSA faz parte do projeto “RPPN: Conservação Voluntária Gerando Serviços Ambientais (Fase 2)”, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Termo de Parceria nº 01/2020 – SEMA/Associação Caatinga, que tem como finalidade o apoio financeiro para a realização de ações de implementação do plano de manejo da reserva. Além da produção do guia, a Associação Caatinga integra o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga). 

Durante o lançamento, será sorteado para os participantes um exemplar do guia. As inscrições para o evento acontecem por meio do link: forms.gle/tDT4XdjHyJ16MDzSA.  A live será transmitida pelo canal do Youtube: www.youtube.com/c/acaatinga

Conheça a reserva

A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). A RNSA é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga, por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as 40 comunidades rurais do seu entorno. São 6.285 hectares de área protegida que resguardam três nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.

Sobre a Associação Caatinga 

A Associação Caatinga (AC) foi fundada no Ceará em 1998 com o apoio do Fundo Samuel Johnson para a Conservação da Caatinga, tendo a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua há 22 anos na conservação e valorização da única floresta exclusivamente brasileira, ameaçada e que concentra a maior biodiversidade entre as regiões semiáridas do planeta.

Live – Lançamento do Guia de Aves da Reserva Natural Serra das Almas

Data: 8 de setembro

Hora: a partir das 16h30

Transmissão: https://youtu.be/YlfwBg_gWcI

Mais informações sobre a Associação Caatinga: www.acaatinga.org.br.