Skip to main content

O terceiro encontro Diálogos da Carnaúba ocorreu no município de Granja (CE), na manhã do último dia 23 e contou com uma boa participação dos atores da cadeia produtiva da cera da carnaúba. O evento, que nessa edição teve um formato diferente dos anteriores, reuniu produtores, extratores e industriais numa mesa de discussão sobre as temáticas da área. O Diálogos da Carnaúba III é uma ação do projeto Carnaúba Sustentável e conta com a parceria do Sindicarnaúba.

O evento foi um momento de apresentações e debates sobre a cadeia produtiva da carnaúba, com o objetivo de promover a interação com diversos representantes de setores da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada com intuito de aproximar os atores da cadeia produtiva da cera de carnaúba, visando definir ações prioritárias para a qualificação sustentável da produção no Estado do Ceará.

Em diversos momentos foi falado sobre a importância dessa atividade extrativista, como comentou Edgar Gadelha, representante do Sindcarnaúba, da Câmara Setorial da Carnaúba e da FIEC. “Essa é a nossa oportunidade de prestarmos atenção no que podemos fazer por essa matéria prima que só nós possuímos e que movimenta a economia não só do sertão, como do país”, explicou em sua fala.

Durante o evento, foram apresentados problemas na cadeia como a invasão da trepadeira Cryptostegia madagascariensis, que sufoca carnaubais e é conhecida como viuvinha, unha-do-diabo ou unha-do-cão, a perda na produção, a falta de legislação específica para lidar com a atividade, que é sazonal, e a dificuldade em se transferir o conhecimento e a prática para novas gerações.

Estiveram a frente da programação do evento representantes da Secretaria do Ministério Público do Trabalho, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Banco do Nordeste Brasileiro e Sindcarnaúba, abordando os seguintes temas: resultados do primeiro e segundo encontro Diálogos da Carnaúba, Controle biológico e manejo da Unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis), tecnologias de produção de cera, relações de trabalho no campo e debates sobre os temas em destaque.

Essa é a terceira de quatro edições do Diálogos da Carnaúba.  O primeiro encontro foi realizado no município de Morrinhos (CE) e o segundo ocorreu em Jaguaruana (CE).

Projeto Carnaúba Sustentável

O “Projeto Carnaúba Sustentável: Conservação, Educação e Tecnologias Sustentáveis”, pretende estreitar as relações na cadeia produtiva da extração da Carnaúba e é fruto de uma parceria da Associação Caatinga e Sindcarnaúba.  A intenção do Sindicato e da Associação é fazer com que a extração da cera da Carnaúba seja cada vez mais sustentável e respeite a natureza e o homem. Ao longo do projeto, estão sendo realizadas oficinas que apresentam os desafios e soluções para o setor. Além disso, está sendo dado aporte financeiro para a continuidade das ações da Associação Caatinga em Crateús e região.