No Clima da Caatinga lança nova edição de livro didático voltado para o público infantil

O projeto “No Clima da Caatinga”, iniciativa realizada pela Associação Caatinga com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, lançou a nova versão do “Meu Caderno Caatingueiro”, um livro didático voltado para o público infantil. O objetivo da iniciativa é ensinar sobre a preservação ambiental e apresentar as riquezas da biodiversidade da Caatinga por meio de desenhos para colorir, caça-palavras, palavras-cruzadas e outras atividades.

caatinga-livro

Além de ser entregue em escolas que ficam localizadas na principal área de atuação da Associação Caatinga, na divisa dos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), o Caderno Catingueiro está disponível gratuitamente no site do projeto “No Clima da Caatinga” (www.noclimadacaatinga.org.br/meu-caderno-caatingueiro). O livro traz temáticas como a fauna e flora da caatinga, caça, cadeia alimentar, conservação, coleta seletiva, entre outros assuntos. O material produzido é utilizado como introdução ao meio ambiente de uma forma divertida e contextualizada, evocando os animais e as plantas da Caatinga e mostrando a importância de protegê-los.

Sobre o “No Clima da Caatinga”

O projeto “No Clima da Caatinga” é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem a finalidade de buscar a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga. Além disso, o projeto desenvolve ações de educação ambiental com o enfoque no público de primeira infância (crianças de 0 a 6 anos), no empoderamento feminino e na geração de renda.

Na atual etapa, que terá a duração de três anos, o projeto, que atua no semiárido nordestino desde 2011, vai promover ações que vão desde a restauração florestal até a distribuição de tecnologias sociais de convivência com o semiárido e adaptação às mudanças climáticas.