Skip to main content

No Clima da Caatinga promove seminário “Incentivos Econômicos Para a Conservação da Natureza”

A Associação Caatinga, através do No Clima da Caatinga, projeto patrocinado pela Petrobras e Governo Federal, promoveu o I seminário “Incentivos Econômicos para a Conservação da Natureza”. O evento aconteceu nos dias 16 e 17, na sede do Sebrae-CE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Ceará), em Fortaleza.

O seminário empenhou-se em discutir a criação e o fortalecimento de políticas públicas que promovam financiamento para projetos de conservação da natureza. Além disso, o evento facilitou a criação de uma rede de instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros. Dentre os mais de 100 participantes estiveram presentes profissionais e especialistas de Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e de vários municípios do Ceará, incluindo o Arthur Bruno, gestor da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará.

Todos os temas abordados vão de encontro à recente aprovação do PL Nº 312/2015, na Câmara dos Deputados, que estabelece a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA). A ideia é incentivar quem protege o meio ambiente, ao invés de punir quem o degrada. O projeto de lei, que ainda precisa passar pelo Senado e pela sanção presidencial, busca promover educação e conservação ecológica, mas sem deixar de lado a geração de renda sustentável.

O projeto No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.