Skip to main content

O projeto No Clima da Caatinga desenvolve uma série de iniciativas que têm como objetivo proteger as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), Unidades de Conservação (UC) de caráter perpétuo, criadas a partir de um ato voluntário de um proprietário de terra. Dentre essas ações, estão o apoio à criação e elaboração do Plano de Manejo das unidades, um documento técnico que determina as estratégias para que a área protegida seja gerida de forma sustentável e adequada. 

A RPPN Neném Barros, localizada em Crateús (CE), com 63,16 hectares de extensão, é uma das Reservas que recebem a contribuição do NCC. A área foi criada na segunda fase do projeto, que durou de 2014 a 2016. Durante a fase atual, a Neném Barros recebe ações de implementação do plano de manejo da unidade, que auxiliam na melhoria da gestão, manutenção dos estoques e sequestro de Carbono, bem como todos os serviços ecossistêmicos gerados a partir da preservação dessas áreas.

Uma das ações realizadas pelo NCC foi a abertura das trilhas de acesso ao “Santuário da Barrigudas” dentro da RPPN. Essas trilhas serão utilizadas para visitação e atividades de educação ambiental promovidas pelo proprietário da área, Sr. José Wilmar. A trilha era um sonho do proprietário desde o processo de criação da Reserva, que foi desenhada e projetada ao longo da elaboração do plano de manejo.

A Barriguda (Ceiba glazovii) é uma árvore comum na Caatinga que ocorre em áreas de serras e morros do Nordeste do Brasil. Ela possui esse nome porque a parte central do seu tronco é maior do que a base, assemelhando-se a uma barriga. Isso ocorre porque a espécie acumula água e nutrientes dentro de si, como estratégia para suportar os períodos de seca. A trilha para o “Santuário das Barrigudas” permite a observação dessas árvores, que despertam curiosidade e admiração nos visitantes. Além disso, o percurso até o santuário é repleto de várias outras espécies de plantas nativas da Caatinga, o que possibilita a observação de uma ampla gama de biodiversidade no local.

Confira algumas fotos do Santuário das Barrigudas:

O No Clima da Caatinga é realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.