Skip to main content

No município dos montes, Novo Oriente, ocorreu numa segunda-feira (09) de outubro, Ação Caatinga, o maior evento ambiental do interior do Ceará. Oficinas de Artes Cênicas, Produção Audiovisual, Cinema Experimental, Educação Ambiental, Esporte e Cultura Popular foram ofertadas a alunos, professores e gestores, promovendo a imersão na produção audiovisual bem como a sensibilidade acerca dos cuidados com o meio ambiente.
O evento é uma produção da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Novo Oriente em parceria com o PASR/UGN, Página Caatinga e ARTMEDIA.

Representando a Associação Caatinga (AC), estiveram contribuindo o Coordenador de Tecnologias Sustentáveis, Gilson Miranda, e a Técnica em Educação Ambiental Andreza Melo. Gilson ministrou a palestra sobre Modelo de Conservação da Reserva Natural Serra das Almas, compartilhando as experiências desenvolvidas na reserva, o objetivo da unidade de conservação (UC), as atividades permitidas no interior da UC bem como a integração com as comunidades do entorno. O momento também foi oportuno para a disseminação das tecnologias sustentáveis aplicadas na Serra das Almas para a convivência com o bioma.

“A nossa proposta apresentar a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Caatinga através do Modelo de Conservação da Reserva Natural Serra das Almas”, complementa Andreza.

As atividades também envolveram gestores públicos e instituições que atuam na área ambiental em Crateús e Novo Oriente. O objetivo do projeto é incentivar a produção de conteúdos audiovisuais com temática ambiental e cultural, privilegiando a inclusão de elementos do bioma Caatinga nas narrativas.

Ao todo, 11 escolas participam do projeto e dos conteúdos produzidos para um curta de ficção e Documentário que foram exibidos na I Mostra de Cinema e Vídeo de Novo Oriente e Mostra Cearense de Curtas.