Skip to main content

Com quase 6mil hectares conservado é um cenário perfeito para visitações.

A Associação Caatinga, ao longo de quase vinte anos, vem desenvolvendo e consolidando uma ampla experiência no que tange desenvolvimento de projetos relacionados à restauração de habitats com envolvimento comunitário e sustentável e fomenta políticas públicas em prol da preservação da Caatinga e pesquisas científicas. Pontuando sempre que a questão ambiental é a base primordial na agenda da Associação.

Segundos dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), 50% da vegetação original do bioma da Caatinga já foi devastada. Para incrementar e ganhar um significativo esforço nessa luta da preservação e conservação, a Associação, em parceria com a SC Johnson criou, implementou e mantém, até hoje, a Reserva Natural Serra das Almas, localizada nos estados do Ceará e Piauí. O espaço, que antes era usado para o extrativismo irregular e um campo fértil para caça, hoje possui dispositivos e mecanismos legais de defesa do bioma.

Para expandir ainda mais as dimensões dessas questões, a Reserva dispõe de atividades realizadas no campo para o público, inserindo um contato mais próximo com o bioma por meio de visitações, do ecoturismo, da pesquisa científica e das atividades de educação ambiental.

No mês de maio/2018 passaram pela Reserva Natural, aproveitando desse serviço, cerca de 130 pessoas distribuídas entre universitárias, estudantes de diversas escolas e trilheiros.

Dia 04: visita turística de Fortaleza – 8 pessoas
Dias 05 e 06: grupo de ciclistas Fortaleza – 32 pessoas
Dias 15 e 16: visita universitária – UFRN/Caicó – 13 pessoas
Dia 19: visita escolar – Colégio Estadual Gaspar Dutra Crateús – 32 pessoas
Dias 21 a 24: visita universitária – UECE/Fortaleza – 12 pessoas
Dias 25 a 27: visita universitária- UECE/PET Biologia – 30 pessoas

A Reserva
A sede da Reserva fica a 50 km da cidade de Crateús-CE, sendo este percurso percorrido de carro em 1 hora e 15 minutos, em média. Possui dois espaços para acomodações, o Centro Ecológico e o Centro de Interpretação Ambiental Profª. Maria Angélica Figueiredo. O Centro Ecológico, um espaço muito utilizado para reuniões e encontros, recebe 16 pessoas, já o Centro de Interpretação Ambiental Profª. Maria Angélica Figueiredo recebe 28. O Espaço é dividido em quartos com camas e beliche e lá os visitantes têm acesso à natureza conservada com sua fauna e flora.

Trilhas
Além da vivência com a natureza, o espaço proporciona a possibilidade de caminhar por seis trilhas:
– Macacos: 4 km (ida e volta) – visitação pelo Mirante dos Macacos, Casa de Farinha, Riacho Melancia e a Cascatinha;
– Lajeiro: 2,4 Km (ida e volta) – visitação pela transição entre Mata Seca e Carrasco, ida até o lajeiro e Torre de Observação;
– Açude: 2 km (ida e volta) – caminhada pela vegetação e açude;
– Gameleira: 15.800 Km (ida e volta) – adaptada para bicicleta ou a pé. Visitação a uma casa de farinha, trilha de pedras e uma frondosa gameleira no final;
– Arapucas: 12 Km (ida e volta) – Visitação pelo Mirantes das Arapucas.
– Encosta: 16Km (ida e volta) – Atravessa uma exuberante floresta de Caatinga Arbórea com espécies típicas do sertão. É um caminho de alta dificuldade, com subidas íngremes e extensas pela encosta.

Serviço
Para mais informações e agendamentos de visita, basta ligar para o nosso escritório em Crateús: (88) 3691.8671 ou (88) 99955.6570 e falar com Darbilene.