Técnicos do Projeto São José III, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), visitaram a Reserva Natural Serra das Almas – Crateús (CE) – entre os dias 14 e 15 de Fevereiro. A visita teve como intuito um curso com ênfase em tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido e conservação e educação ambiental na Caatinga. Ao todo 20 técnicos do Projeto São José III foram capacitados pelos colaboradores da Associação Caatinga.
O curso é uma parceria entre a Associação Caatinga e o Projeto São José III. Na ocasião, os técnicos aprenderam sobre consolidação de modelo de conservação para a Caatinga, banheiro ecológico, educação ambiental, disseminação de tecnologias sustentáveis para o manejo de recursos naturais da Caatinga e reflorestamento e produção de mudas nativas. Ao fim da capacitação os participantes visitaram as comunidades parceiras da Associação Caatinga para conhecer as tecnologias doadas.
Temas abordados na capacitação:
- Conservação da Caatinga:
Modelo de conservação da Caatinga, reflorestamento e produção de mudas nativas; - Educação Ambiental:
Experiências e práticas educativas realizadas nas comunidades, escolas e Reserva Natural Serra das Almas; - Tecnologias sustentáveis:
para o manejo de recursos naturais da Caatinga: meliponicultura, Fogão Ecoeficiente, Forno Solar, Cisterna de Placas, Sistema Bioágua, Banheiro Ecológico e Gestão de Resíduos Sólidos e Compostagem; - Kit para participantes:
Cada participante recebeu material didático referente aos temas abordados (cartilhas de tecnologias sustentáveis e pendrive com arquivos digitais selecionados).
Conheça o Projeto São José III
O Projeto São José III é responsável por pequenas obras hídricas, como sistemas de abastecimento de água domiciliar nas comunidades com até 70 famílias do interior do Estado do Ceará e tem o objetivo de aumentar o acesso das populações rurais mais pobres às atividades de geração de emprego e renda, assim como à provisão de infraestrutura e de serviços sociais básicos como meios para a redução da pobreza. Ele beneficiou, até 2011, cerca de 88.833 famílias, através de 1.637 sistemas de abastecimento domiciliar construídos e 44 em execução. Já em 2012, até o mês de maio, mais 17 sistemas foram concluídos, beneficiando 607 famílias, num total de R$ 1.071.269,29 investidos.
Conheça a Reserva
A Reserva Natural Serra das Almas foi criada no dia 8 de setembro de 2000. Nasceu com o desafio de promover a conservação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, detentor de riquíssima biodiversidade. A criação, implementação e manutenção da Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre os estados do Ceará e do Piauí, conta com o apoio da SC Johnson. O incentivo também se estende às atividades realizadas em campo como as visitações, o ecoturismo, a pesquisa científica e as atividades de educação ambiental. Todas essas ações contribuem para atingir nosso objetivo de preservar a vegetação, a fauna e a flora da Caatinga.
Localizada no Sertão dos Inhamuns, nos municípios de Crateús (Ceará) e Buriti dos Montes (Piauí), numa área classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação, a Reserva Natural Serra das Almas tem uma área de 6.146 hectares que abrigam uma amostra significativa da flora e fauna da Caatinga. A sede da reserva fica a 50 km da cidade de Crateús (385 Km de Fortaleza) sendo este percurso percorrido em 1 hora e 15 minutos em média.
A Reserva Natural Serra das Almas possui duas estruturas de atendimento aos visitantes: Um centro de visitantes na Sede da Reserva, com alojamento para 20 pessoas, cozinha, refeitório, ecodemia (academia ao ar livre), trilhas e área de convivência. A outra estrutura é o Centro Ecológico Samuel Johnson que possui auditório com capacidade para 30 pessoas, alojamento para 22 pessoas, cozinha, refeitório e um viveiro de mudas com capacidade para produção de 100 mil mudas/ano. Ao todo 1.232 pessoas conheceram a Reserva Natural Serra das Almas, em 2016.