Skip to main content

Associação Caatinga apresenta manual de boas práticas da cadeia produtiva da Carnaúba

Colaboradores da Associação Caatinga apresentaram, no dia 13 de novembro, o Manual de Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba. A solenidade aconteceu no Museu da Indústria de Fortaleza e reuniu figuras do campo público e privado. O manual, que também tem versão em inglês, é um guia que busca incentivar a qualificação dos profissionais envolvidos com o manejo da palmeira, além de tornar os processos de exploração da planta mais sustentáveis.

Segundo Sandino Moreira, coordenador de educação ambiental da Associação Caatinga, o manual foi pensado da forma mais abrangente possível. “O propósito é levar as melhores iniciativas e práticas para todos os atores da cadeia produtiva da carnaúba, desde o trabalhador extrativista, passando pelos beneficiadores da palha do pó até o processamento industrial”, declarou.

A Associação Caatinga também produziu vídeos didáticos para apresentar o conteúdo do documento com uma linguagem simples e acessível. O propósito é alcançar o maior número de pessoas, incluindo profissionais do ramo que, porventura, sejam semianalfabetos ou analfabetos. O material foi gravado em Morrinhos (CE) e Esperantina (PI), municípios com forte histórico na área da produção carnaubeira.

O manual e os vídeos também discutem o controle de pragas, a legislação e regulação do ramo, a necessidade de equipamentos de proteção individual e outros pontos fundamentais para o desempenho sustentável e ético da cadeia produtiva da carnaúba. Sandino afirma que é a ideia é que o material continue atual e “cada vez mais difundido”, mas sem deixar de lado a “fácil aplicabilidade”. 

O desenvolvimento do manual foi apoiado pela empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. A implementação foi feita no âmbito do Projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima. Já o Ministério do Meio Ambiente (MMA) alemão apoiou essa iniciativa com base em uma decisão adotada pelos parlamentares da República Federal da Alemanha junto ao MMA brasileiro.

Faça o download clicando nas imagens abaixo.