Skip to main content

A White Martins, empresa pioneira no fornecimento de gases industriais e medicinais no Brasil, é a mais nova apoiadora do projeto de reflorestamento da Fazenda Raposa, uma iniciativa realizada pela Associação Caatinga (AC). A Fazenda Raposa é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) localizada em Maracanaú (CE) e que possui 136 hectares de extensão. 

A White Martins, em parceria com a Associação Caatinga, irá contribuir com o plantio de 6250 mudas de espécies nativas da Caatinga dentro da Fazenda Raposa. Ao total, esta iniciativa vai restaurar 10 hectares da Unidade de Conservação. “A participação da White Martins neste projeto demonstra que o setor privado tem muito a contribuir para a proteção da Caatinga por meio do desenvolvimento de projetos de preservação que estejam alinhados às agendas globais de sustentabilidade”, afirma Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

O projeto de recuperação ambiental da Fazenda Raposa teve início em março de 2022 e tem como objetivo recuperar áreas degradadas da UC, ampliar o sequestro e o estoque de carbono da área, conservar a biodiversidade local, garantir a segurança hídrica das bacias hidrográficas da região e proteger as coleções de diferentes espécies de carnaúbas que estão dentro da Fazenda Raposa. Ao total, desde o começo do projeto, 18.750 mudas nativas da Caatinga foram plantadas, o que equivale a 30 hectares restaurados.

Além disso, o projeto possibilitou a construção de um viveiro para produção de mudas nativas, a implantação de aceiros e cercas e a capacitação de brigadas contra incêndios florestais. A Fazenda Raposa, além de ter relevância ambiental, científica e histórica, está localizada em um ponto estratégico, uma vez que as ações de proteção da área têm desdobramentos para outras três unidades de conservação vizinhas: Área de Proteção Ambiental do Rio Maranguapinho (1.789 hectares), Parque Estadual do Cocó (1.571,29 hectares) e a Área de Proteção Ambiental da Serra da Aratanha (6.448,29 hectares).

Este projeto é realizado pela Associação Caatinga, com o patrocínio da The Coca-Cola Foundation e da Solar Coca-Cola, além do apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Governo do Estado de Ceará (por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), da Prefeitura de Maracanaú, da Universidade Federal do Ceará, da Durametal, da CoBAP e da White Martins.