Associação Caatinga lança série de vídeos educativos sobre a cadeia produtiva da Carnaúba

Associação Caatinga lança série de vídeos educativos sobre a cadeia produtiva da Carnaúba

Lançamento debate a sustentabilidade no manejo da Carnaúba e a promoção das condições dignas de trabalho

Em parceria com a GIZ (Cooperação Internacional Alemã), lançamos a série de vídeos “Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba”. O objetivo do projeto audiovisual é qualificar os profissionais e os processos do manejo da palmeira, além de proteger os trabalhadores e promover as condições dignas de trabalho no campo.

A produção da série educativa surgiu como uma estratégia de superação de desafios da cadeia, especialmente em relação às condições de trabalho dos extrativistas e ao acesso à informação. A iniciativa contou com a colaboração de diversas instituições na fase de elaboração e o conteúdo ficará disponível para download no nosso site.

Ao total, a série conta com doze vídeos didáticos que também discutem o controle de pragas, a legislação, o respeito ao trabalho digno, a necessidade de equipamentos de proteção individual e outros pontos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e ético do ramo.

Sandino Moreira, coordenador de educação ambiental da Associação Caatinga, afirma que os vídeos foram desenvolvidos da forma mais abrangente possível: “o propósito é levar as melhores iniciativas e práticas para todos os atores da cadeia produtiva da carnaúba, desde o trabalhador extrativista, passando pelos beneficiadores da palha do pó até o processamento industrial”.

Os vídeos foram produzidos a partir da colaboração entre a Associação Caatinga e o Projeto Private Business Action for Biodiversity, parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de Cooperação Internacional Alemã), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

 

 

Confira todos os vídeos aqui.