Associação Caatinga lança série de vídeos educativos sobre a cadeia produtiva da Carnaúba
Lançamento debate a sustentabilidade no manejo da Carnaúba e a promoção das condições dignas de trabalho
Em parceria com a GIZ (Cooperação Internacional Alemã), lançamos a série de vídeos “Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba”. O objetivo do projeto audiovisual é qualificar os profissionais e os processos do manejo da palmeira, além de proteger os trabalhadores e promover as condições dignas de trabalho no campo.
A produção da série educativa surgiu como uma estratégia de superação de desafios da cadeia, especialmente em relação às condições de trabalho dos extrativistas e ao acesso à informação. A iniciativa contou com a colaboração de diversas instituições na fase de elaboração e o conteúdo ficará disponível para download no nosso site.
Ao total, a série conta com doze vídeos didáticos que também discutem o controle de pragas, a legislação, o respeito ao trabalho digno, a necessidade de equipamentos de proteção individual e outros pontos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e ético do ramo.
Sandino Moreira, coordenador de educação ambiental da Associação Caatinga, afirma que os vídeos foram desenvolvidos da forma mais abrangente possível: “o propósito é levar as melhores iniciativas e práticas para todos os atores da cadeia produtiva da carnaúba, desde o trabalhador extrativista, passando pelos beneficiadores da palha do pó até o processamento industrial”.
Os vídeos foram produzidos a partir da colaboração entre a Associação Caatinga e o Projeto Private Business Action for Biodiversity, parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de Cooperação Internacional Alemã), financiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).