Associação Caatinga viaja ao Piauí para entender os desafios da extração de pó de Carnaúba na região
associação-caatinga-carnaúba-piauí

Associação Caatinga viaja ao Piauí para entender os desafios da extração de pó de Carnaúba na região

O setor de educação ambiental da Associação Caatinga (AC) viajou ao Piauí para realizar o diagnóstico das atividades produtivas relacionadas à Carnaúba em três municípios do Estado: Nazaré do Piauí, Campo Maior e Piripiri. As três localidades são pólos de produção de pó de Carnaúba, espécie de palmeira nativa da Caatinga.

A equipe da instituição visitou assentamentos, sindicatos e comunidades rurais.  O objetivo da ação foi entrevistar produtores e trabalhadores para obter uma panorama do funcionamento, das potencialidades e dos principais desafios enfrentados pela atividade produtiva no Estado.

Após as visitas, a equipe da instituição percebeu uma série de desafios que comprometem a qualificação da atividade na região: elevada informalidade, desadequação à legislação trabalhista, vulnerabilidade social, falta de acesso à informação, baixo uso de tecnologia e ausência de capacitações em boas práticas.

Segundo Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga, “o extrativismo da Carnaúba é uma atividade tradicional e secular que movimenta muitas comunidades rurais da Caatinga, sobretudo nos estados do Ceará e do Piauí. Entretanto, essa atividade enfrenta muitos desafios que podem comprometer sua continuidade e qualificação”.

Para a Associação Caatinga, o próximo passo da iniciativa será elaborar materiais didáticos com o objetivo de incentivar a solução dos desafios encontrados na região. Além disso, também serão realizadas capacitações para trabalhadores(as) e produtores dos municípios visitados a fim de contribuir para a melhoria das condições de trabalho, a adequação da atividade carnaubeira às normas legais e a difusão de conhecimento acerca de ações de incremento da produtividade.

A Associação Caatinga desenvolve, desde 2016, projetos para fortalecer a sustentabilidade da atividade extrativista carnaubeira no Ceará. A partir de 2022, os esforços foram ampliados para o Piauí. 

Este projeto é executado pela Associação Caatinga e faz parte da iniciativa “Promoção e implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho no Brasil”, uma iniciativa empreendida no âmbito da parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público do Trabalho. O empreendimento propõe a intervenção em prol da qualificação da cadeia produtiva da Carnaúba e visa, principalmente, alcançar trabalhadores(as) rurais extrativistas que permanecem sem acesso a importantes benefícios sociais e econômicos.