Skip to main content

Somos a mudança, somos a Caatinga

O semiárido está em constante mudança. Ano após ano as transformações vão e vêm. A chuva cai e o verde toma de conta. A chuva se despede e o branco volta à cena. Tudo em um ciclo natural, belo e espontâneo.

E no meio de toda essa incrível metamorfose estamos nós: seres vivos. Seja qual for a espécie, todos e todas fazem parte das mudanças da Caatinga e estão sujeitos às suas consequências, positivas e negativas.

Porém, é preciso ter calma para analisar essas mudanças. Para um olhar desatento, a Caatinga pode parecer morta, seus animais e plantas podem parecer poucos e seu solo pode parecer pobre. Mas as coisas não são bem assim. O semiárido não é representado apenas pelo sol escaldante, por cactos cheios de espinhos ou por pequenos e magros calangos.

Essas características estão sim presentes, porém elas não definem quem somos. O semiárido é muito mais e nós, da Associação Caatinga, estamos aqui, dia após dia, para lembrar a você que o Nordeste é uma região rica, bela e repleta de biodiversidade. Estamos aqui para lembrar a todos e todas que as mudanças da Caatinga fazem parte da nossa vida e nos representam.

Por isso, lançamos a campanha “Somos a mudança, somos a Caatinga”, uma iniciativa que vai debater as mais diversas transformações da nossa região; as espontâneas, as que são causadas pelo ser humano e as que precisam urgentemente acontecer para garantirmos um futuro socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.

A campanha vai debater as mudanças da Caatinga a partir de três temas: Convivência com o semiárido, Fauna, Flora e Educação ambiental.

Aguarde, grandes mudanças estão por vir.