Associação Caatinga lança nova identidade visual com representações dos elementos do bioma brasileiro
Para enaltecer as riquezas que compõem o semiárido brasileiro e celebrar o dia da Caatinga, que é comemorado anualmente no dia 28 de abril, a Associação Caatinga realizou, durante este mês, a campanha “Somos a mudança, somos a Caatinga” com o objetivo de chamar atenção e alertar a sociedade sobre a necessidade de mudarmos nossa atitude e nossa relação com o semiárido.
A nova logotipo da entidade traz cores e elementos que compõem e representam a Caatinga. Para a coordenadora de comunicação da entidade, Kelly Cristina, a criação tem como objetivo continuar revelando o surpreendente mundo da Caatinga, sempre demonstrando as características do bioma: fauna, flora, cores, texturas, povos e culturas.
O umbuzeiro representa a resiliência e a força do bioma; a flor do maracujá reflete a diversidade de cores da fauna da região e o pássaro simboliza a variedade de animais do semiárido. Já a folha caindo demonstra os ciclos da Caatinga e suas estratégias de adaptação à semiaridez. Por sua vez, as duas mãos expressam que o ser humano é parte integrante da floresta, uma vez que nós, como sociedade, também somos a Caatinga e precisamos estar integrados de forma sustentável à natureza.
Entre as ações promovidas, foram realizadas ainda postagens nas redes sociais da associação para apresentar ao público o debate sobre as mais diversas transformações da região que são causadas pelo ser humano. A ideia é reforçar a importância da conscientização da sociedade e de políticas públicas que precisam acontecer para garantir a preservação da Caatinga. A iniciativa apresenta as transformações da Caatinga a partir de três temas: convivência com o semiárido, fauna, flora e educação ambiental, mostrando para a sociedade a importância do trabalho realizado pela entidade em prol da conservação da região.